Secretária Valéria Bolsonaro moderou painéis sobre violências e pós-trauma
A Secretaria Estadual de Políticas para a Mulher deu início, na última quinta-feira (1), ao “Agosto Lilás: Violência Contra a Mulher Não Tem Desculpa, Tem Lei” com um evento realizado no Auditório do Parlatino do Memorial da América Latina. A ação marca o início dos calendários de atividades da pasta para prevenção e combate a todas as formas de violência contra a mulher.
“A intenção do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Políticas para a Mulher é garantir a segurança de todas as mulheres, em todos os setores. Para isso, é preciso conscientizar a sociedade de que existem diversos tipos de violência contra a mulher, como a violência doméstica, patrimonial, política e virtual. Estamos aqui para auxiliar na quebra de ciclos de todos os tipos de agressão”, afirmou a secretária Valéria, que também palestrou sobre violência política e a importância da informação em ano de eleições municipais.
O evento ocorre em decorrência da Lei Federal 14.448/22, que institui o Agosto Lilás e determina que União, estados e municípios promovam ações de enfrentamento às diversas formas de violência contra a mulher.
Para dar um panorama do trabalho das Delegacias de Defesa da Mulher e os tipos de violência, foi convidada a Delegada Dra. Maria Luísa Rigolin, Titular da DDM de Capivari (SP), considerada a cidade mais segura do estado. Já a Neurocientista Dra. Érica Belon, falou do suporte pós-trauma, as sequelas, como deve ser o apoio psicológico e clínico, além da superação da violência pela mulher.
A secretária de Desenvolvimento Social, Andrezza Rosalém, a secretária-executiva dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Ana Paula Nedavaska, e a chefe de gabinete da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Luciana Tucoser, também estiveram presentes.
O Governo de São Paulo e a Secretaria de Políticas para a Mulher estão empenhados em promover a segurança, a saúde e a autonomia financeira da mulher, além garantir que todas as paulistas tenham acesso à informação e aos recursos necessários para prevenir e acabar com a violência contra a mulher.