Você está visualizando atualmente Em seis meses, hospitais universitários disponibilizaram mais de 1,8 mil leitos para atendimento

Em seis meses, hospitais universitários disponibilizaram mais de 1,8 mil leitos para atendimento

Com 40 hospitais espalhados pelo País, Rede Ebserh ofereceu atendimento a mais de 40 mil pessoas com Covid-19 ou suspeita da doença

O Ministério da Saúde divulgou o primeiro diagnóstico positivo de Covid-19 no Brasil no dia 26 de fevereiro. Causada por um novo coronavírus (Sars-CoV-2), a doença, ainda pouco conhecida, trouxe grandes desafios para o sistema de saúde (instituições, profissionais e pesquisadores). Com 40 hospitais universitários federais, a maior rede de hospitais públicos do País, a Rede Ebserh faz um balanço de ações de combate ao coronavírus.

“Durante esses seis meses de combate à Covid, a Rede Ebserh capacitou profissionais, apoiou o desenvolvimento de projetos de pesquisa que contribuem com o enfrentamento da doença e proporcionou atendimento de qualidade para a população, seja na linha de frente de combate à pandemia ou como retaguarda, permitindo condições adequadas para que hospitais pudessem atender pacientes confirmados ou com suspeita de infecção”, afirmou o presidente da estatal, Oswaldo Ferreira.

Para acompanhar a evolução da pandemia e oferecer vagas aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), nesses seis meses, a Rede Ebserh disponibilizou 1.877 leitos e ofereceu atendimento a mais de 40 mil pessoas com Covid-19 ou suspeita da doença. A empresa atuou, ainda, em parceria direta com os ministérios da Saúde e da Educação, e adotou como diretriz o monitoramento da situação no País e nas 40 unidades hospitalares da Rede.

Entre as ações realizadas pela Ebserh nesse período estão a disponibilização de recursos específicos para o combate à Covid-19, a contratação emergencial de profissionais temporários, a promoção de atividades de saúde digital, a realização de capacitações online e presenciais, obedecendo os protocolos de segurança, e o incentivo e apoio a 236 pesquisas e estudos científicos.

“Hoje, nós contamos com quase dois mil leitos para atendimento Covid, sendo aproximadamente 700 de terapia intensiva. Também somos campo de prática para dois estudos para a produção de vacina e também de 236 projetos de pesquisa relacionado à Covid em toda a rede. Além disso, a Ebserh fez um trabalho integrado com as secretarias de saúde, que possibilitou colaborar com as necessidades do gestor local do SUS local”, afirmou o diretor de Atenção à Saúde da Rede Ebserh, Giuseppe Gatto.

A dona de casa Roselita Nascimento, de 52 anos, moradora de Camaragibe (PE), foi uma das pacientes da Rede Ebserh. Egressa de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o estado de saúde de Roselita era grave e ela ficou internada 81 dias no Hospital das Clínicas do Recife (HC-UFPE/Ebserh). Desses, 52 dias foram na UTI especialmente montada para receber os pacientes com a Covid-19, sendo mais de três semanas usando respirador artificial. “Eu sou um milagre. Tive parada cardiorrespiratória de 20 minutos, trombose, perdi a função de um rim. Mas estou aqui para contar essa história e agradecer a Deus e a toda a equipe do HC”, relata Roselita.

Com informações da Ebserh

Categoria
Saúde e Vigilância Sanitária