Você está visualizando atualmente Abertura da Surdolimpíada Nacional conta com presença da Deputada Valéria Bolsonaro

Abertura da Surdolimpíada Nacional conta com presença da Deputada Valéria Bolsonaro

No último sábado, dia 04, a Deputada Estadual Valéria Bolsonaro (PRTB) esteve em São José dos Campos, prestigiando a abertura oficial da Surdolimpíada Nacional 2021, que teve cerimônia realizada no complexo esportivo do Teatrão, com ótima presença de público e participações da primeira-dama Michelle Bolsonaro e do Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes. A competição recebe cerca de 800 atletas e membros de comissões técnicas até a próxima terça-feira, 07.

O evento inclusivo acontece em praças esportivas da cidade, sempre com a organização da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos e apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida. São 15 modalidades, incluindo Natação, Vôlei, Atletismo, Taekwondo, Judô, Basquete, Badminton e Ciclismo.

O evento é voltado para os surdoatletas brasileiros, vindos de 18 estados, filiados às federações estaduais de desportos de surdos, que disputarão 15 modalidades esportivas. A maior delegação será a do Rio Grande do Sul, com 108 surdoatletas, seguida por São Paulo, com 96. Também estarão presentes representantes dos estados do Pará, Amazonas, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia, Paraíba, Goiás, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.

A cerimônia de abertura teve apresentações em libras, o tradicional protocolo de apresentação das delegações, o juramento do atleta e a volta olímpica com a pira dos jogos. O Secretário Nacional do Paradesporto, José Agtônio Guedes Dantas, esteve presente, bem como o Fundador da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos, Mário Júlio de Mattos Pimental.

A Deputada Valéria conversou com eles e parabenizou ambos, pelo grande e histórico momento.

“Foi incrível! A energia, organização, estrutura e importância que está sendo dada a eles, realmente, têm de ser destacada. Esse Governo desde o início está pensando na inclusão, na igualdade de direitos e naquilo que prezamos: o respeito. Parabéns a primeira-dama Michelle Bolsonaro que personificou a imagem da inclusão, dando um show a cada discurso. Tenho certeza que esse tudo isso representa muito a eles”, destacou.