Você está visualizando atualmente Deputada prestigia lançamento do Alfabetiza Juntos SP: Educação propõe aliança com municípios para alfabetizar crianças até os 7 anos de idade

Deputada prestigia lançamento do Alfabetiza Juntos SP: Educação propõe aliança com municípios para alfabetizar crianças até os 7 anos de idade

Meta é ter 90% de alunos leitores até 2026; material didático e formação de professores serão fornecidos pelo Estado

O governador Tarcísio de Freitas e o secretário da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), Renato Feder, lançaram nesta terça-feira (20), o programa Alfabetiza Juntos SP, uma iniciativa que pretende unir os 645 municípios e as 91 diretorias de ensino com o objetivo de atingir a alfabetização de crianças até os 7 anos de idade. O evento foi realizado na Sala São Paulo, na capital, e teve presença da Deputada Estadual, Valéria Bolsonaro.

A meta do Alfabetiza Juntos SP é ter 90% de crianças leitoras até o fim da atual gestão, em 2026. Para isso, a Educação vai enviar material didático aos municípios, formar seus professores e ampliar a aplicação da Avaliação da Fluência Leitura, uma dos projetos da Educação em andamento desde o ano passado e que integra as ações do programa. Na última avaliação da Fluência Leitora, em dezembro de 2023, 64% das crianças matriculadas nas unidades estaduais e em 600 municípios participantes eram consideradas leitoras iniciantes ou fluentes.

“Quem se alfabetiza melhor é quem vai melhor lá na frente, é quem vai ter o melhor resultado na Prova Paulista, no Provão Paulista e no vestibular. E aí, de fato, nós precisamos cuidar da base e alfabetizar na idade certa”, afirmou o governador.

Para que o Alfabetiza Juntos SP se transforme em uma política pública de Estado, o governador assinou um decreto de criação do programa. Atualmente, 1.400 escolas estaduais oferecem os anos iniciais do Ensino Fundamental. Essas unidades também integrarão o programa com vistas à alfabetização plena.

“É fundamental enriquecer de conteúdo o processo de formação, seja através de livros, dinâmicas, histórias, etc, tudo que vise agregar na alfabetização, que é o principal propósito do Governo de São Paulo. Nosso Governador e o Secretário Renato estão fazendo um brilhante trabalho, rico em ideias e inovações, trazendo uma nova perspectiva aos profissionais e estudantes. Tenho certeza que rapidamente vamos atingir essa meta de 90% dos alunos alfabetizados, e posteriormente, buscar os tão sonhados 100%”, valorizou Valéria Bolsonaro.

O Alfabetiza Juntos SP é uma iniciativa da Seduc-SP, com apoio técnico da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo (Undime-SP) e em parceria com a Aliança, coalizão formada por Fundação Lemann, Instituto Natura e Associação Bem Comum. Não há qualquer contrapartida financeira do Governo do Estado de São Paulo.