Sonaira e Valéria são as primeiras secretárias de Políticas para a Mulher da história de São Paulo
Neste último domingo (14), a Secretária de Políticas para a Mulher, Valéria Bolsonaro, participou do lançamento da pré-candidatura da vereadora Sonaira Fernandes à reeleição. O evento ocorreu no espaço da Renascer Hall, localizado na Zona Leste de São Paulo, e contou com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro, da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, da primeira-dama de São Paulo, Cristiane de Freitas, da Bispa Sônia Hernandes, do Apóstolo Estevam Hernandes, e demais personalidades.
A presidente do PL Mulher, Michelle Bolsonaro, declarou que: “O castigo dos que não fazem política é ser governados pelos maus. Por muito tempo fomos negligentes, acreditando que política e religião não se misturam. E o que aconteceu? Estamos sendo governados pelos maus. Mas Deus nos despertou, e queremos mais mulheres na política, com o dom que Ele nos deu, de gerar vida, de intuição, para mudar a política. Tudo passa pela política”.
Já o ex-presidente Jair Bolsonaro, destacou a história de vida de Sonaira e contou como a conheceu: “Ela era estagiária na Polícia Federal. Depois, ela foi trabalhar com meu filho, e em 2020 nós a indicamos para ser vereadora. Nós colocamos as pessoas de confiança nesse primeiro degrau da política e esperamos que elas subam de posição rapidamente para o bem de todos.“
O governador do estado, Tarcísio de Freitas, destacou a passagem bíblica do Mar Vermelho: “As pessoas olham para quem assume um cargo público como se fossem especiais, mas Moisés quando foi chamado por Deus a liderar o povo disse “não”. Ele sabia o tamanho da encrenca. Mas Deus o capacitou e quando estavam diante do Mar Vermelho, Moisés clamou e Deus o questionou: “Por quê está clamando? Levanta seu bastão e toque na água”. O mar se abriu, Sonaira. Levanta seu bastão, abra o Mar Vermelho e seja muito feliz.”
A Secretária Valéria Bolsonaro sucedeu Sonaira Fernandes na pasta de Políticas para a Mulher. Valéria, deputada estadual licenciada, antes de ser secretária, foi presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres. Sonaira, vereadora, antes de ser a primeira Secretária de Políticas para a Mulher, foi autora da Lei Municipal que institui a campanha “Check-up Geral das Mulheres” para alerta e prevenção de doenças, e da Lei Municipal que institui o “Dia do Teste do Pezinho” para a prevenção de doenças raras no calendário de São Paulo. Ambas as políticas integraram frentes de apoio às causas das mulheres.
“Sonaira representa a força de tantas de nós, que mesmo com todas as nossas capacidades, precisamos nos provar 20 vezes mais que os homens. Formada em Direito, estagiou na Polícia Federal, foi assessora parlamentar na Câmara dos Deputados, foi chefe de gabinete na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, é vereadora por São Paulo e foi a nossa primeira secretária de Políticas para a Mulher. Minha irmã, todo amor do mundo para você! Que Deus te abençoe sempre!” declarou a secretária Valéria.
Ambas, no Executivo e no Legislativo estadual, lutaram para tornar realidades o Protocolo Não Se Cale, o Protocolo Mulher Viva, o Desenvolve Mulher, o crédito para mulheres rurais, o programa Saúde da Mulher Paulista, o Abrigo Amigo, as Casas da Mulher Paulista, o Espaço Maternidade, o Portal da Mulher Paulista, o I Fórum da Mulher Paulista, o uso de Tornozeleiras Eletrônicas para agressores, a expansão das Delegacias de Defesa da Mulher, o aplicativo SP Mulher, a AME Mulher no Belenzinho, o Hospital da Mulher em São Bernardo do Campo e o movimento São Paulo Por Todas, dentre tantas outras conquistas.