Até agora, brasileiros garantiram presença em 14 modalidades da competição, que ocorre entre 25 de agosto e 6 de setembro
Até a última terça-feira (21), o Brasil já havia conquistado 117 vagas em 14 modalidades dos Jogos Paralímpicos de Tóquio, que ocorrem entre 25 de agosto e 6 de setembro deste ano. A seleção de futebol de 5, o goalball, o ciclismo de pista e de estrada e o tiro esportivo foram as primeiras modalidades que, ao longo de 2018 e 2019, garantiram presença na competição.
De acordo com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), essa será a maior edição de todos os tempos dos jogos, em termos de performances esportivas. Serão 539 cerimônias de premiação em 22 modalidades, que mobilizarão cerca de 4,4 mil atletas, mas essa não será a única novidade. Os Jogos Paralímpicos de Tóquio terão a estreia de duas modalidades: o parabadminton e o parataekwondo, que estrearam também nos Jogos Parapan-Americanos de Lima.
A estimativa do CPB é de que a delegação brasileira seja composta por 415 pessoas, entre atletas e comissão técnica. A meta do comitê é permanecer entre as dez principais potências do planeta e participar dos jogos de Tóquio 2020 em, ao menos, 18 modalidades, e conquistar de 60 a 75 medalhas. Na edição anterior dos Jogos Paralímpicos, em 2016, o Brasil conquistou 72 medalhas (14 de ouro, 29 de prata e 29 de bronze), e conquistou a oitava colocação no quadro geral.
Com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro – GOV.BR