Você está visualizando atualmente Valéria Bolsonaro participa de lançamento de aplicativo sobre autismo

Valéria Bolsonaro participa de lançamento de aplicativo sobre autismo

Aconteceu na terça-feira, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, com o apoio da Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência, liderada pela Deputada Valéria Bolsonaro, um importante Seminário sobre o Autismo e lançamento de um aplicativo sobre o tema.
O evento reuniu membros da sociedade civil, autoridades políticas e especialistas da área médica.
De acordo com a Deputada Valéria, que tem acompanhado de perto e trabalhado pelas pessoas com deficiência, no encontro foram discutidos os direitos e a importância dos pais no desenvolvimento dos filhos com espectro autista, sendo que a iniciativa faz parte do projeto Autismo Legal, que é liderado pela advogada Carla Betim.
“Estou muito feliz porque estamos cumprindo a missão da Frente Parlamentar à Pessoa com Deficiência, ao abrirmos espaço para que a sociedade possa participar e aprender. Proporcionar mais conhecimento e mais divulgação de como ajudar a pessoa com deficiência, no caso a pessoa com autismo, também é nosso papel,” registrou Valéria que também salientou a importância da Assembleia Legislativa na defesa dos direitos das pessoas com deficiência.

Legislação

O início do projeto foi marcado pela tradução de leis para que os pais possam fazer o papel de advogado dos próprios filhos lutando pelos autistas.
“Depois que esse projeto Autismo legal começou a crescer nós percebemos que poderíamos fazer um pouco mais ensinando os pais a entenderem o autismo e entenderem como poderiam ajudar os seus filhos”, registrou Carla.
Durante o evento aconteceu o lançamento do aplicativo que traz mais informações sobre o tema.
“Este é um sonho que está se tornando realidade. Este aplicativo trará uma série de informações sobre o autismo porque nós percebemos que muitos pais recebem o diagnóstico e ainda voltam para casa sem saber o que é o autismo em sua essência”, disse
De acordo com Carla, o aplicativo vai trazer testes de triagem para saber quais áreas de desenvolvimento estão em maior atraso para que os pais possam trabalhar.
“O objetivo é que os pais encontrem neste aplicativo a grande maioria das informações que eles necessitam para ajudar seus filhos,” disse carla.
Participações importantes ocorreram no evento como a da neuropediatra Déborah Kerches e neuropsicóloga Luciana Xavier.
“A criança precisa do olhar médico, do olhar terapêutico, da escola e principalmente da família. Tão logo isso ocorra, nós estaremos falando de uma intervenção eficaz, de uma estimulação completa,” afirmou Luciana.
A Deputada Valéria Bolsonaro disse que no que depender dela, o Autismo Legal será cada vez mais divulgado para que os frutos sejam colhidos com informação e cumprimento da legislação.