Você está visualizando atualmente Anvisa institui programa para ampliar qualidade de produtos para saúde

Anvisa institui programa para ampliar qualidade de produtos para saúde

Programa piloto visa a explanar as boas práticas de fabricação para otimizar processo de inspeção

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) instituiu o Programa Piloto de Ampliação da Qualidade das Indústrias Nacionais de Produtos com o objetivo de fortalecer as indústrias fabricantes de produtos para saúde classes III e IV no país.

O programa tratará da inspeção sanitária por meio educativo. Em reuniões virtuais, os inspetores da Agência explicarão, por exemplo, os critérios técnicos de Boas Práticas de Fabricação (BPF) e detalhar a relação de documentos a serem verificados durante a inspeção, de modo a sanar as dúvidas referentes à Certificação de Boas Práticas de Fabricação de Produtos para Saúde.

Dessa forma, a própria empresa terá condições de fazer uma autoavaliação para verificar se atende aos requisitos exigidos e, se for o caso, promover as adequações necessárias antes da inspeção sanitária. Com isso, espera-se otimizar o processo de inspeção sob responsabilidade da Anvisa, tornando-o mais efetivo e eficiente.

As empresas localizadas em estados que não possuem competência delegada, ou seja, aqueles estados onde a Anvisa é a responsável pela inspeção sanitária para fins de emissão do Certificado de Boas Práticas de Fabricação, podem participar do programa, mas a participação não é obrigatória.

Capacitação contínua
Durante todas as etapas do programa piloto, as Vigilâncias Sanitárias locais serão convidadas a participar. A ideia é proporcionar a capacitação contínua dos profissionais que atuam como inspetores.

Acesse o Edital de Chamamento Público 14/2020, que convocou as empresas detentoras de autorização ou registro de produtos sujeitos à vigilância sanitária instaladas no país a participar.

Com informações da Anvisa