Você está visualizando atualmente Frente Parlamentar: Deputada Valéria Bolsonaro participa de audiência com Secretária Nacional dos Direitos da Pessoa Com Deficiência, Priscilla Gaspar

Frente Parlamentar: Deputada Valéria Bolsonaro participa de audiência com Secretária Nacional dos Direitos da Pessoa Com Deficiência, Priscilla Gaspar

Políticas públicas e diminuir os impactos advindos da Covid-19 foram pautas na audiência da Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Doenças Raras, que contou com a participação da Deputada Estadual, Valéria Bolsonaro, e da Secretária Nacional dos Direitos da Pessoa Com Deficiência, Priscilla Gaspar. O evento ocorreu nesta quarta-feira (08) na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) e teve, ainda, participação de vereadores de diversos municípios.

Valéria, que é a Coordenadora da Frente Parlamentar, vem realizando o trabalho de implantação dessa Frente por todo o Estado, visitando mais de 100 cidades a fim de levar a importância das políticas públicas e união entre governos estaduais e federais, o que reflete em mais programas e oportunidades para as pessoas com deficiências e doenças raras.

“A inclusão é uma das minhas bandeiras como parlamentar. Mesmo antes de me tornar Deputada, já era engajada nesta causa tão nobre, com participação em ações e liderando movimentos em prol desse público. Hoje, como Coordenadora, minha responsabilidade é ainda maior, e com a ajuda de tanta gente capacitada e com muita vontade de fazer a diferença, como a Secretária Priscilla Gaspar, tenho certeza que vamos mudar a vida de muitas pessoas”, afirmou.

Priscilla vive literalmente essa realidade, uma vez que é deficiente auditiva e se comunica através de Libras (Língua Brasileira de Sinais), com auxílio de um assessor bilíngue. No Governo da inclusão, a Secretária é quem representa toda a luta da pessoa com deficiência. Durante a audiência, ela apresentou ações desenvolvidas pela sua pasta com intuito de diminuir os impactos advindos da Pandemia (Covid-19).

Além disso, a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência busca coordenar os assuntos, as ações governamentais e as medidas referentes as causas inclusivas; coordenar ações de prevenção e eliminação das formas de discriminação contra esse grupo e propiciar inclusão na sociedade; e orientar e acompanhar medidas de promoção, garantias e defesas da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

Para diminuir os impactos da Covid-19, especialmente a essa população, a Secretaria desenvolveu cartilhas para orientar e facilitar as condutas. Como é o caso das cartilhas “Como sacar o auxílio emergencial” e “Orientações de brincadeiras para famílias com crianças com TEA” – Transtorno do Espectro Autista.

A Deputada Valéria reforçou que essa parceria só vem a agregar para todos.

“Através de ações como esta, estamos trazendo visibilidade, ajuda e, principalmente, dignidade para essa população que ficou tanto tempo à margem da sociedade. Essa é a nossa bandeira e fico feliz em ter pessoas nessa parceria”, pontuou.