Você está visualizando atualmente Valéria Bolsonaro participa da 1ª Feira Brasileira do Nióbio, em Campinas

Valéria Bolsonaro participa da 1ª Feira Brasileira do Nióbio, em Campinas

Evento apresentou produtos desenvolvidos por empresas e universidades com uso do mineral

Na última sexta-feira, 08, a Deputada Estadual Valéria Bolsonaro participou da 1ª Feira de Nióbio, que aconteceu em Campinas e contou com a participação do Presidente da República, Jair Bolsonaro. Além da Feira, foram inauguradas estruturas do Sirius, superlaboratório que funciona como uma espécie de “raio-X superpotente” que analisa diversos tipos de materiais em escalas de átomos e moléculas.

O Brasil é o número 1 do mundo em Nióbio, elemento químico cada vez mais essencial a tecnologia. O nosso Presidente Jair Bolsonaro sabe disso, e investe em sua captação e exportação. O Nióbio é usado principalmente na produção de aços especiais e superligas, sendo empregado atualmente em automóveis, turbinas de avião, gasodutos, navios, aparelhos de ressonância magnética, aceleradores de partículas, lentes e até piercings e bijuterias, ou seja, está cada vez mais presente no dia a dia.

Valéria esteve lado a lado com o Presidente Bolsonaro e pôde conhecer melhor o quanto a ciência e a tecnologia vem sendo fomentadas no atual Governo, considerado o caminho para um futuro mais estruturado, com maior captação de recursos e desenvolvimento. Estiveram acompanhando o Presidente, o Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes e o Ministro da Educação (MEC), Milton Ribeiro.

 Durante a feira foi feita a inauguração de cinco novas linhas de luz no Sirius, o acelerador de partículas brasileiro do CNPEM/MCTI e a entrega de novas instalações do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano), que integra o CNPEM.

O Sirius passará a contar com seis estações de pesquisa, todas inauguradas nos últimos dois anos, que vão contribuir com pesquisas de ponta em diversas áreas do conhecimento. Durante o evento, também serão entregues novas instalações do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) que integra o CNPEM/MCTI, e que serão dedicadas à pesquisa de nanodispositivos e nanossistemas que possibilitam desenvolvimento nas áreas da saúde, meio ambiente, agricultura e energia.

Com o Ministério da Educação, o CNPEM/MCTI inaugura a Ilum, Escola de Ciência. O projeto, financiado pelo MEC, amplia a atuação do centro na área de educação.  O curso de graduação, com três anos de duração em período integral com imersão nas práticas de pesquisa dos diversos laboratórios de referência nacional do CNPEM/MCTI, é gratuito e pelo menos 50% das vagas serão destinadas a estudantes vindos das escolas públicas.

 A Deputada Valéria destacou o quão importante é o trabalho feito na área da Ciência e Tecnologia, reforçando os muitos ganhos para o país.

“A Feira nos mostrou, ainda mais, o quanto o Nióbio representa para uma melhor colocação do Brasil no cenário mundial. Sobre o mineral, ele tem muitas vantagens na questão de produção, comercialização e (re)distribuição de suas riquezas, que são integradas como estratégia para o desenvolvimento econômico e social sustentável. Diferente de governos passados, Jair Bolsonaro pensa que a Ciência e Tecnologia são o futuro, porém cada vez mais são o presente”, disse a parlamentar.