Você está visualizando atualmente Valéria Bolsonaro participa da 1ª Jornada Estadual de Conscientização do Autismo

Valéria Bolsonaro participa da 1ª Jornada Estadual de Conscientização do Autismo

Para celebrar o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, promoveu na terça-feira (2) a primeira edição da Jornada Estadual de Conscientização sobre o Autismo com a participação de autoridades públicas e de especialistas e pesquisadores das principais universidades paulistas. A Deputada Estadual, Valéria Bolsonaro (PL) participou do evento.

Sob a liderança do governador Tarcísio de Freitas, em um ano, já são 45 mil pessoas beneficiadas com a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, a CipTEA, além de outras ações voltadas a este público. O investimento também ocorreu nas áreas da Educação, Segurança, Saúde, entre outras.

“Parabenizo ao brilhante Secretário Marcos da Costa e ao Governador Tarcísio pelo contínuo processo de inclusão das pessoas com autismo e ações de conscientização da sociedade. Nesse sentido, a Jornada Estadual de Conscientização sobre o Autismo é mais um grande passo que a gestão paulista dá pensando no debate público sobre o tema”, afirmou Valéria.

A professora Eloísa Valler Celeri, da Unicamp, palestrou sobre o tema “Cuidado integral ao indivíduo com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”. Na sequência, o professor Celso Goyos, da UFSCar, falou sobre “A importância do ensino de linguagem falada para a criança com TEA”. Encerrando as apresentações, a professora Vera Capellini, da Unesp, debateu a “Inclusão do aluno com TEA no contexto da Educação Básica”.

O Governo de São Paulo também anunciou novas iniciativas para ampliar e aprimorar o atendimento à comunidade com TEA. A primeira delas é uma identificação veicular oficial para sensibilizar os motoristas sobre os efeitos que a poluição sonora pode provocar nos indivíduos com TEA. Com a frase “Pessoa com Autismo a bordo. Seja gentil, não buzine”, a credencial pode ser solicitada gratuitamente no portal da CipTEA.

A segunda é a disponibilidade do manual “Transtorno do Espectro Autista: Diretrizes para o Ensino Fundamental e Médio” elaborado pela Coordenadoria de Ações Afirmativas, Diversidade e do Laboratório de Tecnologias para o Desenvolvimento e Inclusão de Pessoas da Unesp. Disponível também para download no endereço www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br, o documento será usado na rede estadual de ensino e aborda temas como a definição de TEA, a vivência escolar dos estudantes autistas, orientações educacionais e recomendações aos professores.

Na área de atendimento, uma resolução conjunta das secretarias estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Segurança Pública autoriza a formação de um grupo de trabalho dedicado à expansão do serviço de equoterapia – terapia assistida por cavalos – em todo o território paulista. O objetivo é avaliar as ações de concepção, formação e ampliação do programa.