Boituva recebe equipamento de porta de entra de políticas públicas
A Secretaria Estadual de Políticas para a Mulher de São Paulo inaugurou, nesta quarta-feira (03), a Casa da Mulher Paulista “Rosa Scarso Leite” em Boituva. Este novo espaço está destinado à proteção, acolhimento e capacitação das mulheres, visando sua inserção no mercado de trabalho.
Valéria Bolsonaro, secretária de Políticas para a Mulher, esteve presente na cerimônia de inauguração e sublinhou a relevância de proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para as mulheres. “Nossa intenção é garantir que as mulheres sejam cada vez mais recebidas com respeito pelos seus direitos, oferecendo suporte emocional, psicológico e jurídico para sair de situações de violência, além de receberem todo o direcionamento necessário para participarem de qualquer política pública do município e do estado”, afirmou Valéria Bolsonaro.
A cidade sofreu recentemente com um caso de feminicídio. A secretária também alertou para as ações transversais do Governo de São Paulo, como o Protocolo Não Se Cale, as Delegacias de Defesa da Mulher e as Salas 24h Online das Delegacias, as cartilhas de conscientização sobre violência contra a mulher, o aplicativo SP Mulher, que permite o acionamento de um botão de pânico que dispara um alerta para a Polícia Militar e o tornozelamento eletrônico de agressores.
Boituva, localizada na Região Metropolitana de Sorocaba e a 115 km da capital paulista, possui uma população estimada de 60.997 habitantes, conforme dados do IBGE. A cidade está comprometida, juntamente com o Governo de São Paulo, em criar ambientes seguros e livres de violência, promovendo o bem-estar das mulheres.
A Casa da Mulher Paulista de Boituva “Rosa Scarso Leite” funcionará como porta de entrada para diversas políticas públicas, sejam em âmbito municipal ou estadual. Seu amplo espaço também permite a oferta de cursos, seminários e workshops para fortalecer a rede de apoio na cidade.