Você está visualizando atualmente PL de autoria da Deputada Valéria Bolsonaro é aprovado, e Alfabetização em Libras será obrigatório nas instituições de ensino de SP

PL de autoria da Deputada Valéria Bolsonaro é aprovado, e Alfabetização em Libras será obrigatório nas instituições de ensino de SP

Foi aprovado nesta quarta-feira, 22, o Projeto de Lei 390/2021, de autoria da Deputada Estadual Valéria Bolsonaro, que assegura a alfabetização em Libras nas instituições de ensino do Estado de São Paulo. Agora, o ensino através da Língua Brasileira de Sinais será obrigatório.

Sendo uma das principais bandeiras do seu mandato, Valéria Bolsonaro enalteceu a aprovação, agradecendo aos demais colegas parlamentares e reforçando o seu compromisso pela inclusão.

“Nosso compromisso é constante: lutar pelos direitos das pessoas com deficiência e doenças raras. Confesso que a sensação é de dever cumprido, um sentimento incrível por este passo tão importante. Claro que sabemos que ainda falta muito no que diz respeito à inclusão na Educação, mas devemos celebrar esta  conquista”, destacou Valéria.

A Deputada, que também é a líder da Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência e Doenças Raras, explanou sobre a aprovação, citando parte do processo e os benefícios para os deficientes auditivos.

“A questão da implantação da alfabetização em libras foi algo que sempre levei aos municípios, como uma forma de exemplificar e aproximar o público da dificuldade vivida pelos surdos. Embora a inclusão social e acessibilidade sejam assuntos pautados na atualidade, nota-se que a comunidade surda enfrenta muitas dificuldades no que diz respeito à comunicação e educação, por isso, através da Língua de Sinais nas instituições de ensino, haverá um significativo desenvolvimento cognitivo, melhorando as habilidades de atenção das crianças, a discriminação visual e a memória espacial, além de outras vantagens e benefícios”, complementou.

Além de reeleita Deputada Estadual com mais de 130 mil votos, Valéria Bolsonaro, que foi professora por mais de 30 anos da Rede Pública, também ganhou destaque por integrar a equipe de transição do Governador de SP, Tarcísio de Freitas, sendo escolhia para atuar na Educação.