Você está visualizando atualmente Valéria Bolsonaro participa de cerimônia de apresentação do Time São Paulo Paralímpico de 2023

Valéria Bolsonaro participa de cerimônia de apresentação do Time São Paulo Paralímpico de 2023

Cento e sete paratletas de 14 modalidades vão receber apoio do Governo de São Paulo para representarem o Estado e o País em campeonatos nacionais e mundiais, além dos Jogos ParaPan-Americanos de Santiago, no Chile, em novembro. Eles fazem parte do Time São Paulo Paralímpico de 2023. O evento de apresentação teve participação da Deputada Estadual Valéria Bolsonaro (PL) nesta terça-feira, 14, na capital paulista.

Com as presenças do vice-governador Felicio Ramuth, do secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, e da secretária de Esportes, Coronel Helena Reis. O Governo Estadual vai investir R$ 6 milhões no Time São Paulo Paralímpico 2023. Os recursos serão destinados ao custeio das atividades da equipe ao longo do ano.

A Deputada Valéria citou o orgulho em fazer parte deste momento histórico do paradesporto. “Mais do que a conquista, é a jornada que nos inspira. O investimento no esporte e a valorização da pessoa com deficiência são notáveis. Parabéns ao Governador Tarcísio de Freitas e toda sua equipe por levantar esta bandeira”, afirmou.

O projeto

O Time São Paulo Paralímpico é um projeto criado em parceria entre o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

O projeto tem o objetivo de planejar, organizar, executar, controlar e avaliar ações de suporte ao desenvolvimento esportivo de atletas paralímpicos de alto nível, vinculados a clubes e/ou entidades esportivas do Estado de São Paulo, e que tenham potencial de bom desempenho nos Jogos Paralímpicos.

Lançado em setembro de 2011, sob o conceito de ser um projeto referência no conceito de respeito e valorização das pessoas com deficiência por meio do apoio ao esporte paralímpico de alto rendimento do País, o projeto deu início à preparação de 21 atletas com deficiência e quatro atletas-guias, visando resultados nos Jogos ParaPan-Americanos de Guadalajara. A partir disso, também preparava-se estes atletas para os Jogos Paralímpicos de Londres 2012, tendo como objeto principal a melhora significativa nos resultados do Brasil nos Jogos Paralímpicos Rio 2016.

Com as ações planejadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e o apoio do Governo de São Paulo, os atletas conseguiram uma evolução técnica impressionante e o resultado foi melhor que o esperado, com todas as metas estabelecidas sendo superadas, o Brasil quebrando recordes, garantindo ainda, boas posições nos quadros de medalhas dos Jogos ParaPan-americanos e Jogos Paralímpicos.