Você está visualizando atualmente Valéria Bolsonaro participa de lançamento do programa de liberdade econômica, “Facilita SP”

Valéria Bolsonaro participa de lançamento do programa de liberdade econômica, “Facilita SP”

Objetivo é melhorar o ambiente de negócios e estimular a geração de emprego, renda e desenvolvimento regional

O governador Tarcísio de Freitas lançou nesta segunda-feira (25) o programa Facilita SP, iniciativa que vai desburocratizar e melhorar o ambiente de negócios em todo o estado, tornando os procedimentos mais rápidos e transparentes para estimular o empreendedorismo e simplificar a vida do empresário paulista. Valéria Bolsonaro, Deputada Estadual pelo PL, prestigiou o evento que aconteceu no Palácio dos Bandeirantes.

A cerimônia também teve a participação do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, além de deputados, prefeitos, vereadores, gestores públicos estaduais e municipais e líderes empresariais.

Atualmente, quem quer empreender precisa cumprir uma longa jornada em diferentes órgãos públicos, com apresentação de diversos documentos para que o novo negócio receba a liberação de funcionamento. Com o Facilita SP, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, essa jornada será simplificada a partir da classificação das atividades econômicas em três níveis: baixo, médio e alto risco.

Para as atividades econômicas classificadas no baixo risco, alvarás e licenças poderão ser dispensados, o que vai agilizar os processos de abertura, legalização e licenciamento. Já para os negócios classificados em médio e alto risco, a medida vai assegurar transparência e previsibilidade nas exigências previstas pela legislação. Empresas já estabelecidas também serão beneficiadas, pois vão ganhar mais agilidade e eficiência na regularização, emissão e atualização de suas licenças e alvarás.

A expectativa é que a medida gere resultados positivos para o desenvolvimento econômico de São Paulo em curto e médio prazo, impactando na geração de emprego e renda. Segundo levantamento do Instituto Millenium, municípios que já regulamentaram normas locais de liberdade econômica registraram aumento de 40% nas contratações, em comparação aos índices anteriores às novas normas.

O Facilita SP foi dividido em etapas: a primeira delas estabelece a regulamentação da Lei de Liberdade Econômica (Lei Federal nº 13.874), do Código de Defesa do Empreendedor (Lei Estadual nº 17.530) e da Lei Estadual 17.761, por meio de decreto; a segunda cria o Comitê Estadual para Simplificação e Desburocratização do Registro e Legalização de Empresas e Negócios no Estado de São Paulo; a terceira contempla o Portal Integrador, ferramenta que garante o acesso simplificado aos registros e processos de licenciamento, e, por fim, a quarta etapa, que foca no engajamento dos municípios.

Valéria Bolsonaro fez questão de frisar o momento vivido pelo Estado, que anseia grandes conquistas e crescimento.

“A geração de renda, empregos e acesso aos serviços básicos passa por ações como esta, que são de suma importância para o desenvolvimento de São Paulo. Mais uma vez, quero deixar os parabéns ao Governador Tarcísio e toda sua equipe, que estão rapidamente trazendo grandes resultados e mudando o patamar do nosso Estado”, destacou.